Blog

Tecnologia

Quais serão as tendências de tecnologia para nós em 2024?

Quais serão as tendências de tecnologia para nós em 2024?

O mundo da programação web está sempre em evolução, e 2024 não é exceção. Com o rápido avanço da tecnologia, novas ferramentas, linguagens e práticas estão moldando o cenário da programação. Vamos dar uma olhada nas principais tendências para frontend e backend para este ano.


Frontend


WebAssembly (Wasm):

WebAssembly continua ganhando popularidade para aumentar o desempenho de aplicações web. Em 2024, espera-se que mais desenvolvedores adotem Wasm para construir aplicações mais rápidas e eficientes.


Componentes reativos:

Frameworks como React e Vue.js continuarão a liderar, mas a ênfase estará em componentes mais reativos. A integração de tecnologias como React Suspense e Vue 3 reforçará a criação de interfaces de usuário mais responsivas e dinâmicas.


Web3 e descentralização:

Com a ascensão das tecnologias blockchain, frameworks web3 como Ethers.js e web3.js serão essenciais para criar aplicações descentralizadas (dApps) e integrar blockchain nas interfaces de usuário.


Realidade aumentada (AR) e interfaces imersivas:

O uso de AR no frontend se expandirá, proporcionando experiências mais imersivas em navegadores. Isso inclui integração com bibliotecas como A-Frame para criar ambientes 3D e experiências interativas.


Design centrado na acessibilidade:

Um foco crescente na acessibilidade resultará em frameworks e bibliotecas que incentivam e simplificam a criação de interfaces acessíveis para todos os usuários.


Backend


Serverless computing:

Modelos serverless, como AWS Lambda e Azure Functions, continuarão a crescer. A escalabilidade automática e a redução de custos serão pontos-chave para muitas empresas.


GraphQL para consultas eficientes:

GraphQL continuará a ganhar terreno como uma alternativa eficiente às APIs REST. Sua capacidade de fornecer apenas os dados necessários para o cliente reduzirá a largura de banda e melhorará o desempenho.


Edge computing:

Com a demanda por latência mínima, arquiteturas de edge computing serão cada vez mais adotadas. Ferramentas como AWS CloudFront e Azure Edge ajudarão a trazer o poder do computação para mais próximo dos usuários finais.


Inteligência artificial (IA) no backend:

A integração de IA no backend se tornará mais comum, proporcionando automação avançada, otimização de recursos e insights inteligentes para as aplicações.


Microfrontends e microservices:

A arquitetura de microfrontends, trabalhando em conjunto com microservices, permitirá o desenvolvimento e a implantação independentes de componentes, proporcionando mais agilidade e escalabilidade.


Fique atento a essas tendências para garantir que sua stack de tecnologia esteja alinhada com as últimas inovações, proporcionando experiências de usuário excepcionais e aplicações eficientes em 2024🚀🚀.

Escrito por: Maurício Krüger
Criado em: 10/01/2024
Logo Whatsapp