Blog

Tecnologia

Treinamento com o time D3T com Vue3 + Composition API

Treinamento com o time D3T com Vue3 + Composition API

Hoje foi dia de afiar o machado. Na verdade, foi dia de trocar o machado por motosserra. O Vue já conta com uma nova forma de escrever seus componentes e o time da D3T já foi atrás pra acompanhar essa mudança de paradigma.


1. Logo de cara, o que mudou?


Já dá para ver que o script tem uma propriedade nova, o "setup". Esse carinha permite que utilizemos a Composition API e aproveitemos tudo o que ela nos oferece. Também podemos ver que não mais todas aquelas chaves e blocos de código que pareciam um JSON. Ficou mais limpo. Em vez de categorizar a lógica em "data", "methods" e "computed", a API incentiva a organização baseada na funcionalidade. Essa mudança de paradigma resulta em uma narrativa de código mais coerente, onde cada função e variável tem um papel claro, contribuindo para o conjunto harmonioso do componente.


Um exemplo claro dessa abordagem é encontrado na gestão da reatividade. Onde antes se utilizava a seção "data", agora, a Composition API traz a elegância do "ref" para variáveis reativas e do "reactive" para objetos reativos. Essa clareza e explicitação aumentada tornam a criação e manutenção de reatividade uma experiência mais intuitiva.


2. Reutilizando código :)

A capacidade de reutilização é a joia mais reluzente na coroa da Composition API. Ela introduz Composables, fragmentos de código encapsulados que podem ser compartilhados entre componentes distintos. Essa abordagem promove uma gestão eficiente do código, reduzindo redundâncias e fornecendo uma base sólida para a construção de componentes mais complexos e reutilizáveis. Como exemplo, temos um composable de geolocalização, que permite que reutilizar código reativo, como se fosse de dentro do script dos componentes Vue, em mais de um componente.


useGeolocation.ts


GeolocationComposable.vue


Ao entrelaçar esses elementos, a Composition API se revela como uma ferramenta valiosa na jornada do desenvolvedor Vue. Como um contador de histórias habilidoso, ela permite a criação de narrativas de código mais envolventes, onde a modularidade, a reutilização e a organização se tornam personagens principais. Assim, num cenário de tags e chaves, a Composition API se destaca como a protagonista que simplifica e aprimora a arte da construção de componentes Vue.

Escrito por: Bernardo Benini Fantin
Criado em: 06/12/2023
Logo Whatsapp