BLOG
Desfrute de nosso conteúdo, ele foi escrito com muito amor pelo time da D3T <3
Porque utilizamos o framework PHP Laravel

Atualmente aqui na D3T, a principal linguagem de programação utilizada para desenvolver sistemas web é o PHP, e para conseguir um melhor desempenho no nosso dia-a-dia e também para ter um código fonte mais bonito, simples e seguro, utilizamos a framework de desenvolvimento Laravel.
O Laravel é um framework de código aberto, disponível ao público no Github. Seu principal objetivo é permitir que os programadores que o utilizam, consigam trabalhar de forma rápida e organizada, mantendo um código enxuto e funcional.
A principal premissa do Laravel é manter um código bonito, tanto é que seu slogan diz: “O framework PHP para artesãos da web”. para conseguir alcançar esse seu objetivo, ele faz uso da arquitetura de desenvolvimento MVC (Model, View, Controller) e do padrão de desenvolvimento PSR-2 que tem como foco a escrita de código limpo e com boa legibilidade, além disso o framework tem como objetivo aumentar a velocidade de codificação, sem esquecer características importantes como a segurança e performance da aplicação.
Fazendo uma rápida pesquisa no Google Trends, é possível notar de maneira nítida que o Laravel é hoje a framework mais popular disponível para uso, de forma que a comunidade online em fóruns e em grupos de discussão são extremamente ativos para auxiliar e tirar as dúvidas que podem surgir por parte de seus utilizadores. além disso, hoje o Laravel representa por 53% das pesquisas sobre frameworks de desenvolvimento PHP no Brasil.
Mas o que torna ele tão bom assim?
Tirando o fato dele ser a framework mais utilizada no momento, é possível listar mais alguns itens que se destacam nele em relação aos concorrentes:
1. Gerenciador de dependências
O Laravel utiliza o Composer para gerenciar suas dependências. O Composer é um incrível gerenciador de dependências, uma ferramenta que permite gerenciar, de forma fácil, os pacotes de terceiros da sua aplicação.
2. Documentação
Até na documentação, o Laravel se destaca! Ela é bastante intuitiva e você consegue encontrar de forma fácil praticamente tudo que precisa saber para começar e se aprofundar em todos os recursos disponíveis pelo framework.
3. Sistema de rotas
Com o Laravel, podemos trabalhar facilmente com o conceito de rotas. De forma bem simplória, as rotas fazem o mapeamento da URL digitada no navegador para alguma ação dentro da sua aplicação.
4. Sistema de templates
O Laravel utiliza um compilador de templates chamado Blade. O grande objetivo do Blade é reduzir a quantidade de código PHP inserido no meio do HTML e aumentar o reúso.
Os dois principais benefícios do uso do Blade são a herança e as seções, permitindo trabalhar facilmente com o conceito de página mestre. Como no código abaixo:
Página mestre - app.blade.php
Página filha - conteudo.blade.php
5. Eloquent
O Laravel utiliza um criador de Queries para criação de banco de dados, no qual você consegue implementar sua aplicação sem ter que escrever SQL puro misturado ao código. A ferramenta utilizada para essa finalidade é o Eloquent.
Caso o desenvolvedor não goste de utilizar o Eloquent, ainda existe a funcionalidade do QueryBuilder que permite a fácil criação de SQL querys para operações com o banco de dados.
6. Artisan
O Artisan é uma interface de linha de comando que fornece vários comandos para facilitar o desenvolvimento da aplicação.
7. Autenticação
Uma das partes cruciais do desenvolvimento de qualquer aplicativo web é a autenticação, e os desenvolvedores costumam gastar muito tempo gerando estes códigos. O Laravel facilita este processo pois organiza a lógica de autorização, enquanto organiza também o acesso aos recursos disponíveis.
Resumindo as Vantagens
• Facilidade e simplicidade de uso;
• Documentação completa e de fácil compreensão;
• Estruturação organizada do projeto;
• Aumento da produtividade e reaproveitamento de código;
• Baixa curva de aprendizado;
• Segue boas práticas de desenvolvimento.
O Laravel é completo e possui inúmeras funcionalidades, sendo esse um dos fatores que contribuiu em grande parte para sua popularidade. As funcionalidades são tantas que não é possível explicar profundamente uma a uma em um artigo sem deixá-lo extremamente extenso.
Diante de todos os fatos analisados, percebe-se que esse framework está entre os melhores da atualidade, já que sempre consegue sucesso em satisfazer todas as demandas do desenvolvimento web. Qualquer empresa que trabalha com o desenvolvimento de aplicativos pode confirmar as vantagens de utilização dessa ferramenta dentro de um grande projeto. Apesar disso, a escolha de um framework deve ir além de apenas ferramentas. Ela deve incorporar um conhecimento profundo do mercado, desafios, requisitos do projeto e mais a expertise de um time capacitado.
Links úteis
Laravel – Laravel – The PHP Framework For Web Artisans
Laracasts – The Best Laravel and PHP Screencasts
Wendell Adriel (DevMedia) – Introdução ao Laravel Framework PHP
Fabio Vedovelli – Laravel Framework: introdução
Tailo Gonsalves (Tableless) – Iniciando projeto com laravel – parte 1