BLOG

Desfrute de nosso conteúdo, ele foi escrito com muito amor pelo time da D3T <3

CES 2020 - O que a tecnologia nos reserva para o futuro?

imagem de CES 2020 - O que a tecnologia nos reserva para o futuro?

O CES 2020 (Consumer Electronics Show 2020), maior evento de tecnologia do mundo ocorreu entre os dias 7 e 10 de janeiro e trouxe grandes novidades no mundo da tecnologia. O evento conta com os maiores players de tecnologia do momento como Apple, Microsoft, Samsung, LG, Xiaomi, Amazon, Google, Facebook, Uber, Sony e centenas de outras empresas que trouxeram novos conceitos e produtos para apresentar ao mercado.


Carros elétricos, autônomos e voadores

Carros elétricos autônomos, capazes de conduzir o veículo sem intervenção humana estão se tornando cada vez mais populares, Mercedes-Benz, Jeep e até mesmo a Sony (sim a mesma do Playstation) exibiram ao público seus carros conceitos demonstrando os avanços e novidades tecnológicas implementados em cada um.


Mercedes-Benz Vision AVTR concept

Carro elétrico, sem volante controlado por comandos em uma central, podendo se mover lateralmente para poder estacionar até nos locais mais difíceis além de ter um modo autônomo e poder rodar sozinho. Ah, eu já falei que ele foi inspirado no filme Avatar de James Cameron?


(Fonte: Mercedes-Benz/Divulgação)


Já a LG apostou suas fichas em modelo de táxi autônomo focado na experiência do passageiro, tendo o maior conforto possível durante a viagem.


(Fonte: Tecmundo)


Porém a Hyundai em parceria com a Uber trouxe algo um pouco mais inusitado que deixaria os Jetsons orgulhosos!


Hyundai S-A1 Urban Air Mobility concept

Comportando até 5 pessoas (incluindo o condutor) esta é a aposta das duas empresas como ponto de partida para o lançamento de futuros Ubers Voadores que ofereceram o serviço de carona.. no Ar! #noAguardo



Smartphones, tablets e laptops

O conceito de telas dobráveis apresentados ano passado voltou com tudo, incluindo agora não somente Smartphones mas também tablets e laptops com esta tecnologia.


Empresas como Samsung, Dell e TCL são as que mais se destacaram com seus novos modelos durante o CES. 


(Fonte: Samsung/divulgação)


(Fonte: TCL/divulgação)


A Dell além de apostar em tablets dobráveis também trouxe para a CES um novo modelo de laptop touchscreen com tela dupla podendo ser utilizado de diversas maneiras.


(Fonte: Dell/Divulgação)


Assistentes pessoais, Inteligência Artificial e IOT

Não é de hoje que os assistentes pessoais vem entrando em nosso dia-a-dia. Google Assistent, Alexa, Siri, BixBy já são capazes de realizar diversas tarefas para o usuário e durante a CES já era de se esperar novidades nesta área.


Podemos afirmar que o tudo está se encaminhando para que todos os nossos dispositivos e eletroeletrônicos sejam conectados de alguma forma, esta tendência já está parecendo pré-requisito para que seja feita algo novo. Se não estiver “conectado” não serve.


Praticamente todos os eletroeletrônicos apresentados estão de alguma maneira conectados e podem ser acessados e configurados por aplicativos e por assistentes. E a lista é extensa, desde geladeiras, máquinas de lavar, Smart TVs, ar condicionados e até portas entram nela.


(Fonte: Olhar digital/TV dobrável LG)


Uma das maiores novidades no quesito Assistentes é o Bellie, um robozinho em formato de bola criado pela Samsung que além de interagir com o usuário é capaz de comandar outros dispositivos conectados (como os citados acima) e auxiliar na rotina do usuário.


(Fonte: Samsung/divulgação)


Já na parte de IA a Samsung apresentou o Neon, projeto apoiado por ela, que aposta em uma tecnologia de “Humanos Artificiais” que irão servir de assistentes pessoais.


O objetivo do Neon é “Desrobotizar” a interação entre as pessoas e seus assistes, como Alexa ou o Google Assistent, criando uma interface humana para interagir com a tecnologia.


Cada “Humano Artificial” é um modelo 3D gerado a partir de pessoas reais, podendo expressar gestos e emoções tal qual nós “Humanos Reais”. Além disso um dos pontos debatidos para este projeto é que futuramente ele possa substituir pessoas como atores em filmes e âncoras de jornais.


Este projeto ainda está no início, mas com o apoio de uma das atuais gigantes da tecnologia, podemos afirmar que ele tem futuro.


(Fonte: Samsung/divulgação)



O CES 2020 já acabou porém as novidades vão ficar em nossos feeds por um bom tempo, ainda tem muita coisa que não colocamos aqui para não nos estendermos demais, TVs dobráveis e enroláveis, Tecnologia 8k em SmarTVs, SSDs portáteis com verificação por biometria e muito mais.


Mas se quiser saber um pouco mais segue alguns links com ainda mais informações sobre tudo que rolou!


Links úteis

https://www.tecmundo.com.br/busca?q=ces

https://olhardigital.com.br/busca?t=ces&q=ces&o=site

https://www.ces.tech/

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/ces/2020/

https://www.techtudo.com.br/eventos/ces/

https://www.theenemy.com.br/tech/ces-2020-o-que-esperar-do-maior-evento-de-tecnologia-do-mundo#item-list-5

https://www.businessinsider.com/ces-2020

https://www.businessinsider.com/best-products-ces-2020#the-best-tv-of-ces-2020-1

https://canaltech.com.br/ces/ces-2020-novidades-noticias-destaques-158199/


Qualquer ideia, crítica construtiva, sugestão, temas para debatermos ou abordarmos em nossas postagem é só enviar uma mensagem abaixo ou em nossas redes sociais :D